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SEGREDOS DE UM BOM SONO

Para suportarmos o estresse e a desgastante rotina do dia-a-dia precisamos de um sono tranqüilo e saudável.
Mesmo um problema ocasional no sono pode fazer com que as tarefas do cotidiano pareçam mais cansativas, deixando a pessoa menos produtiva. A perda de horas no sono pode comprometer a habilidade para se realizar atividades que envolvam memória, aprendizagem, raciocínio lógico e cálculo matemático. Além disso, pode prejudicar o relacionamento com familiares, amigos, colegas de trabalho, gerando falhas e erros durante as atividades profissionais, o que favorece a maior incidência de acidentes.
O que importa, além da quantidade de tempo, é a qualidade do sono, ou seja, não se deve levar em conta simplesmente quanta hora de sono se tem, mas sim o quão bem a pessoa se sente e é capaz de funcionar a cada dia depois do quanto dormiu.


Primeiro comece dormindo 8 horas calculadas e levante sempre antes do horário normal em que se levanta todos os dias. Se por acaso se levantar cansado, ainda não é o suficiente para você. Na próxima vez tente dormir por mais tempo e nunca marque o tempo de despertar em cima da hora de suas obrigações. Caso se levante bem e disposto é o suficiente para você. Na próxima vez diminua 15 ou 20 min. e observe o mesmo até descobrir o ideal.
Tente manter e registrar um esquema de sono. Marque o tempo e acrescente as impressões de como se sentiu ao acordar, para obter um padrão. Para saber se atingiu o sono perfeito será aquele quando acordar pela manhã no horário certo sem a ajuda do despertador.
Estudos dizem que não importa quando uma pessoa vai dormir ou despertar, mas se ela tem um sono consistente, ou seja, se dormir, por exemplo, às 10:30 todas as noites e alguns dias passar a dormir 1:00 da manhã, estará mais sujeito a se sentir sonolento e cansado durante o dia. E se conseqüentemente tentar tirar o "atraso" no sábado pela manhã pode causar uma diminuição no "ciclo do sono" fazendo com que tenha dificuldades de pegar no sono no sábado a noite. Então o domingo será pior.
Não se pode recuperar grandes perdas de sono adquiridas durante a semana, nos fins de semana como as pessoas fazem com os exercícios, simplesmente diminuindo a alimentação e se exercitando apenas nos fins de semana.



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